Início » História do Frescobol

História do Frescobol

Frescobol

Patrimônio imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.

fale conosco

Instrutores perto de Você

A.F.R.O.

Coração Valente

Arena Pôr do Sol da Lagoa

Viciados por Frescobol

Garagem Búzios

Arena Araruama

Itacoatiara FrescobolArte

G-FIG

ACAFRE

Arena Santista

Arena Praia Grande-SP

ASFRET – ASSOCIAÇÃO DE FRESCOBOL DE TAMBAÚ

Equipe Olinda – PE

Arena Candeias PE

Equipe São Luís – MA

FamiliaFrescobol-Salvador-BA

FamiliaFrescobol – Brasília

Amigos Apaixonados pelo Frescobol – Salvador-BA

Vilas do Atlântico

Frescobol London

FRESCOBOL GREECE

Frescobol Portugal

Frescobol Itália

Estatísticas do Portal

  • 85.971 Visitantes

Acredita-se que o Frescobol foi inventado no Brasil entre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, após o término da II Guerra Mundial. Seu idealizador, o paraense Lian Pontes de Carvalho, residia no edifício de nº 1496 da Avenida Atlântica, esquina com a rua Duvivier.[3].

imagem-frescobol

Na década de 50, o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, morador da rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tênis com os amigos nas areias da praia, entre os postos 4 e 5. Como as raquetes estragavam com freqüência, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes à água do mar. Pediu então a um amigo, que possuía uma carpintaria em casa, na rua Souza Lima, no mesmo bairro, para fabricar as raquetes. Estava aí inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente décadas depois o nome “frescobol” foi criado.

Durante a década de 80 foram realizadas muitas competições isoladas em vários estados do Brasil. Apesar disto, ainda não havia um grande intercâmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades. Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores de vários estados.

Em abril de 2003, a Associação Brasileira de Frescobol – ABF, organizou e realizou-se o I Congresso de Frescobol, em Vitória-ES, contando com a participação da Federação Baiana de Frescobol – FEBAFRE, da Federação de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro – FEFERJ, da Federação Espiritosantense de Frescobol – FESFRE e da extinta Associação Brasileira de Árbitros e Atletas de Frescobol – ABRAAF (do Estado de São Paulo). Neste congresso, foi constituído um novo regulamento para o Frescobol. Porém, percebeu-se a necessidade de atualizações nos moldes da avaliação, o que não foi realizado até o presente. Cada estado, cada organizador define a seu critério a avaliação a ser usada. A partir de tais experiências e intercâmbios a Confederação Brasileira de Frescobol foi criada e sua sede hoje é em São Paulo.

frescobol

Aconteceu em 2014 no México um evento que visou unir os adeptos de várias partes do Mundo, e em Setembro de 2016 aconteceu outro intercâmbio na Europa (Espanha e Itália).

Alguns praticantes amadores e jogadores profissionais que viajam para outros países têm disseminado a prática do esporte por onde passam. Desta forma, o Frescobol tem se difundido por todo o mundo.

Em 2003, durante o I Congresso de Frescobol, foram propostas novas regras para as competições, mas até o presente não conseguiu-se uma unificação nacional, apesar dos princípios do esporte serem os mesmos de norte a sul do Brasil.

Equipe de Atletas


A apresentação de uma partida de Frescobol pode ser feita de duas formas (sempre com atletas da mesma equipe):
Dupla: Jogada por dois atletas.
Trio ou Trinca: Jogada por três atletas, sendo dois de um lado e um de pivô.

Modalidades


Individual: Rei e Rainha da Praia.

Duplas : Masculina, Feminina, Mista.

Trincas : Masculina, Feminina, Mista.

Raquete


raquete

Fabricada com os seguintes materiais: madeira, polímeros – fibra de vidro, carbono e aramida – ou similar. A raquete pode ser oca ou maciça. Dimensões: comprimento máximo de 50 cm (a partir da ponta do cabo até a tangente perpendicular extrema da borda oval) e com a largura de 25 cm (contada entre as tangentes paralelas laterais da borda oval). O tamanho mais comumente encontrado é o de 45 cm de comprimento por 21 cm de largura. Seu peso deve estar entre 300g a 400g, de acordo com a preferência de cada jogador. Poderá também ser adicionado um revestimento antiderrapante no seu cabo, de acordo com a preferência do jogador. Em outros países existe uma raquete similar, conhecida como Beach Bat.

Bola


bolinha

Uma esfera oca de borracha pressurizada, com peso em torno de 40g (0.11 lbs) e diâmetro de 5,70 cm (2¼” aprox.). Qualquer cor pode ser utilizada, de acordo com a preferência dos jogadores e com a organização do evento.

Trajes


Na areia, a melhor opção é jogar de pés descalços, caso contrário recomenda-se o uso de tênis. Geralmente é obrigatório o uso de camisetas em partidas oficiais. Cores claras são indicadas para não comprometer o desempenho dos jogadores. Também é permitido o uso de bonés, viseiras e/ou óculos.

fonte: Wikipedia web site oficial